terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Lisboa e região - Espanha e Portugal Parte 7 - Final

Chegamos a Lisboa para a última parada da nossa viagem.

A TAP oferece um stopover, em que você pode passar até 3 noites em Lisboa na ida ou na volta da viagem, sem pagar a mais por isso. E ainda oferece alguns passeios gratuitos, junto com a reserva, como uma visita a uma vinícola, city-tours e outros. Foi o que fizemos.

Nos hospedamos no Ibis Lisboa Liberdade, super bem localizado e oferecendo também quartos triplos, o que foi bem difícil de encontrar ao pesquisar hotéis em Lisboa.

Pertinho do hotel havia o restaurante Dote, muito gostoso, onde almoçamos e ficamos pensando o que fazer na tarde com chuva. Sim, fugimos da chuva com sucesso a viagem toda, mas em Lisboa ela nos pegou!

Resolvemos seguir para o Oceanário de Lisboa, e as crianças adoraram! Peixes, tubarões, pinguins, águas-vivas, corais e outros seres marinhos fantásticos. O aquário é realmente impressionante, um paredão de vidro desponta na nossa frente logo na entrada e nos acompanha por toda a visita. Dá a impressão de que estamos em um espaço submerso.

De lá, andamos até o Centro Comercial Vasco da Gama (nem ouse chamar de shopping na terrinha da nossa língua-mãe), apenas para lanchar e encerrar o dia.

No dia seguinte, tínhamos agendado o passeio à vinícola na parte da tarde, então passamos a manhã passeando pelo centro de Lisboa até que desse o horário. Tiramos foto na famosa estátua de Fernando Pessoa e o vovô, velho conhecedor de Lisboa, indicou uma livraria ali por perto para escolher uns livros para as crianças. Era simplesmente a Bertrand Livreiros, que só depois descobrimos ser a livraria mais antiga do mundo!  Eles ainda carimbam o livro comprado com o nome da livraria e a referencia a este título. Coisinhas simples que nos encantam!

Precisávamos almoçar para seguir para o ponto de encontro do passeio, e no TripAdvisor surgiu o nome do restaurante Solar 31 da Calçada. Muito bem avaliado, fica em uma ladeirinha meio escondida, e a entrada mesmo do restaurante é bem discreta. Se não prestar bem atenção, você até passa batido.
Mas foi uma grata surpresa! Comida maravilhosa, atenção do chef o tempo todo vindo até a mesa nos sugerir algo e um “welcome drink” oferecido pela casa, um espumante em um balde borbulhante de gelo seco. Fiquei devendo provar a sobremesa por conta do nosso horário!

Seguimos para a Praça e ali esperamos a van do passeio. Só havia nós seis para este dia, e foi um verdadeiro tour particular. O motorista/guia super simpático, nos mostrando todas as atrações do caminho.

Passamos pela Ponte e seguimos para a região de Setúbal, onde fomos visitar a vinícola da famosa Periquita.

O tour seguiu pelos jardins, por um mini-parreiral e pelas adegas cheias de toneis enormes. O interessante foi a guia da vinícola contando que as teias de aranha que ficavam por cima dos toneis ajudavam a conservar a madeira, pois evitava a proliferação de fungos. Foi bem legal e as crianças ficaram bem entretidas com todas as explicações.

O jardim:

O parreiral no inverno, murchinho:

Muito frio nesse lugar dos toneis:

E, claro, a provinha no final! Como sou formiga, adorei o moscatel! Docinho, docinho!

Na praça da cidade há esse imenso cacho de uva como escultura, mas não cabe na mala!

De lá, o guia nos levou por uma estrada que passava no alto de uns desfiladeiros com vista para o mar, muito lindo, e encerramos nosso dia, voltando para o hotel por conta da chuva!

Eu e papi enfrentando o vento para apreciar a bela vista:

No dia seguinte, programamos ir a Sintra, para conhecer o Palácio da Regaleira.

Como já havíamos estado lá antes, este era o único dos palácios que ninguém conhecia, então era o nosso plano. Fomos até lá de trem, super tranquilo. Porém estava chovendo muito, difícil até para andar pelas ruazinhas de Sintra, charmosa cidade histórica.

Assim, fomos até a Padaria Periquita comer os famosos travesseiros e queijadas, e de lá até o centro turístico para descobrir o que fazer na chuva. Desistimos da Regaleira porque o legal de lá são os espaços ao ar livre e jardins, ficou então para a próxima.

Almoçamos e pegamos um ônibus até Cascais, no litoral, passando por uma estrada com belas vistas (também difícil de ver por causa da chuva). De lá, pegamos o trem até Belém, porque não podíamos (presente!) sair de Lisboa sem comer os deliciosos pastéis de Belém!

Tudo meeeeu:

No último dia ainda deu para dar um pulinho na loja da Decathlon antes de seguir para o aeroporto, e parece que o sol, tímido, veio se despedir de nós:

E aqui termina a nossa aventura! De tudo o que vimos, todas as experiências e lugares fantásticos, a chuva no final foi só um detalhe.

Não existe lugar melhor do mundo do que estar ao lado dos que amamos, e para mim foi muito especial poder compartilhar todos esses momentos com eles!