segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Espanha e Portugal - Parte 2 - Um dia em Madri

Chegamos a Madri à tardinha, após passar a noite inteira no avião e ficar cerca de 4 horas na conexão em Lisboa.

Optamos por pegar o transfer oferecido pelo hotel para sair do aeroporto, já que éramos seis pessoas,  com malas e tudo, e foi muito cômodo depois de uma viagem tão longa.

Já no caminho vimos a Puerta de Alcalá e a Plaza de Cibeles, dois belíssimos monumentos madrilenhos.

Ficamos hospedados no Petit Palace Londres Madri Hotel, super bem localizado, próximo à Puerta del Sol, com opção de quarto quádruplo e café da manhã.

O hotel fica na esquina com a Calle Preciados, famosa rua de pedestres de Madri, com muitas lojas e uma filial do El Corte Inglés, a loja de departamentos espanhola tão completa que tem até restaurante e supermercado. Foi a medida certa para a nossa chegada: jantamos ali e retornamos para o hotel.

No dia seguinte, optamos pelo ônibus turístico, aquele vermelhinho famoso, pois nosso dia seria longo. No caminho, um fone de ouvido conectado ao ônibus vai contando um pouco sobre a história e os pontos turísticos da cidade, e assim passamos pelo Paseo del Prado, rua bastante arborizada e repleta de museus e monumentos históricos, como o Museu del Prado e o Museu Reina Sofia, que mais tarde pretendíamos visitar.

Seguimos para o Estádio Santiago Bernabéu e fizemos a visitação, que é bem completa e dura cerca de 1 hora e meia. As crianças adoraram! Entramos nos vestiários, na bancada de honra, no banco dos jogadores, na sala de imprensa e no belo museu que guarda todos os troféus conquistados.

Vista do Estádio

Vestiário

Banco

Almoçamos nas redondezas do estádio, no Restaurante Midtown (peça sempre o menu del día, com preço fixo que inclui entrada, prato principal e sobremesa).

De lá, pegamos o ônibus de volta para a região central, e nosso plano inicial era rodar até a Plaza de Espanha, para ver a estátua de Dom Quixote e Sancho Pança.

Porém, como é inverno, o ônibus vermelhinho só funciona até as 18h00, e a atendente disse que naquele horário (cerca de 17h00) o ônibus não daria mais a volta completa.

Comecei a lembrar do roteiro e pensar que fui otimista demais ao achar que poderíamos ver os principais pontos turísticos de Madri em um dia só, tendo saído do hotel às 11 da manhã. Mesmo assim, resolvemos aproveitar o que desse.

Saímos do ônibus na Puerta de Alcalá e ali já tiramos algumas fotos!

Saímos andando até o Museo del Prado. Chegamos lá exatamente quando estavam formando a fila para a entrada gratuita (o museu abre para entrada gratuita das 18h às 20h, eu achava que chegaríamos lá bem antes desse horário, mas olha as coisas dando certo!). A fila, enorme, passou rapidamente.

Entramos para ver as obras que mais nos interessavam. Foi emocionante ver o “3 de Mayo”, de Goya, que representa uma cena da Guerra Civil Espanhola, a “Anunciação”, de Fra Angelico, “A Sagrada Família”, de Rafael, “As Meninas”, de Velásquez (muito aguardada pela minha filha) além de tantas outras pinturas maravilhosas. Recebemos um guia, na entrada do museu, com destaque para as obras mais famosas, e assim seguimos a rápida visita priorizando estas obras.

Uma hora muito legal foi quando meu caçula reclamou que queria sair, e minha mais velha respondeu: "Você tem que respeitar, já teve o estádio para você, agora o museu é para mim!" E eu fiquei toda orgulhosa por ela ter "adotado" o museu, já que queria tanto ver a obra As Meninas, de Velásquez. Ela ficou muito interessada em todas as obras que víamos, olhando todos os detalhes, as roupas de época, as expressões faciais, muito linda!

Por volta das 19h00 havíamos terminado de ver tudo, e veio a pergunta: vamos para o hotel? O dia acabou, não?

E aí me lembrei do quanto havia ensinado para as crianças sobre o quadro Guernica, que fica no Museu Reina Sofia. O quanto eles aprenderam sobre as figuras que o quadro representava, as cores utilizadas, o sentido de tudo que estava ali... Sem contar que o Reina Sofia tinha também obras de Miró, artista conhecido do meu caçula de trabalhos escolares... e sem contar as mulheres de costas de Salvador Dalí, que eu tenho duas reproduções na parede de casa...

Esquecemos a hora, o cansaço, e rumamos a pé para o MuseuReina Sofia, que também abria gratuitamente, sendo que a partir das 19h00.

Seguiu-se uma visita maravilhosa e a emoção maior foi ver a Guernica

As pessoas estavam admirando o quadro em pé, um pouco distantes. Meu caçula, empolgado, caminhou no espaço em frente às pessoas e se sentou no chão, para ver de perto a obra. Minha mais velha fez o mesmo, e eu fui atrás. Sentamos no chão em frente ao quadro e eles começaram a identificar as figuras de que tanto falamos: a mulher na janela segurando uma lâmpada, a outra que chorava com o filho morto no colo, o cavalo ferido, o touro, o soldado. Foi muito emocionante! O horror da guerra, retratado por Picasso, nos ensina a importância da paz!

Depois disso fomos até as salas que tinham as obras de Miró (adoraram A Mancha Vermelha e A Face e a Aranha) e Dalí, sendo que deste último eles ficaram encantados com a obra O Homem Invisível, porque quanto mais você observa o quadro, mais você consegue identificar a forma do homem. Meus filhos, por fim, se encantaram com os surrealistas! Muito legal poder presenciar esse momento, principalmente porque tínhamos receio da combinação "crianças e museus", mas eles perceberam detalhes que nos passaram em branco, muito legal!

Foi maravilhoso, mas o dia ainda não tinha acabado! Pegamos um táxi (a essa altura, mais do que merecido) e fomos até o Mercado de San Miguel, encontrar com um amigo de meus pais, do Nepal, que estava em Madri naquele dia.

Ali as crianças comeram uma pizza e viram todo tipo de peixe, crustáceo e fruta que pudessem imaginar. Adoraram esse peixe das profundezas (aquele que tem a luz pendurada):

Lugar super gostoso, cheio de gente bebendo e conversando naquele clima de happy hour. Legal que pedimos para uma pessoa tirar uma foto nossa, e o grupo de amigos dessa pessoa quis sair na foto também, uma festa!

Resolvemos sair do Mercado e procurar um restaurante para jantar. Passamos pela Plaza Mayor (outro cartão postal de Madri) e acabamos chegando ao restaurante mais antigo do mundo, El Sobrino de Botín. Pedimos uma mesa, perguntaram se tínhamos reserva, minha mãe disse que não, mas que tínhamos vindo do Brasil especialmente para jantar ali. Pediram que aguardássemos e em pouco tempo havia uma mesa para nós! Por sorte não estava lotado! Comemos o maravilhoso cochinillo (que é um leitão assado), carne super macia e saborosa!

Dali, voltamos andando até o hotel, e a última surpresa do dia: neve!!! Floquinhos minúsculos, parecendo bolinhas de isopor, pulavam no ar. As crianças adoraram e nós também!!!

Um dia cheio de boas surpresas e repleto de lugares lindos que a capital da Espanha nos ofereceu, nos deixando muita saudade!!!