sábado, 11 de fevereiro de 2017

Andaluzia - Córdoba - Espanha e Portugal - Parte 3

Seguindo a dica do Ricardo Freire, do Viaje na Viagem (e nesse post aqui você pode ver detalhadamente o roteiro que ele propõe e que nós tentamos seguir), saímos de Madri cedinho para passar o dia em Córdoba e ao final do dia seguir viagem para Sevilha. Essa opção foi muito interessante porque os dois trechos são cobertos pelo trem rápido, e em pouco tempo percorremos uma longa distância, não valia nem a pena alugar carro nesse trecho da viagem.

Então saímos de Madri no trem das 9:00, e o horário foi ideal, pois no inverno amanhece mais tarde. Saímos do hotel “de madrugada”, às 8:30.
Chegamos a Córdoba às 11:00 e atravessamos a rua para guardar as malas no armário/locker (chamado em espanhol de consigna) na rodoviária (estación de autobús), que fica em frente à estação de trem.
Depois seguimos de táxi até o centro histórico.

Ali visitamos a fabulosa Catedral Mesquita de Córdoba, que é algo indescritível!
As crianças se encantaram desde o Pátio de los Naranjos, um pátio com um laranjal lindo, imenso e com laranjeiras carregadas de frutos. Chamou especial atenção o sistema de irrigação deles, com uma fenda no chão de tijolos unindo a fonte de água a cada uma das laranjeiras. 







Seguimos a visitação de acordo com o guia entregue na entrada, e muita história está guardada naquele lugar, que começou como uma mesquita muçulmana e foi transformada em catedral católica, com todos os traços históricos dessa transição.




Para mim, o mais espetacular foram as colunas em forma de palmeiras e a nave da catedral encrustada no meio da mesquita.

Tivemos a sorte, ainda, de ver o belíssimo órgão sendo tocado! Impressionante a quantidade de botões, teclas e pedais! Som lindo!


De lá, passeamos pela Judería, bairro judeu histórico com muitas lojas de artesanato, com uma passadinha  na famosa Calleja de las Flores, que não era lá muita coisa, afinal, só o que tem por ali são ruazinhas lindas com flores penduradas, típicas da Andaluzia.




Almoçamos no restaurante Campos de Toro,  dica do TripAdvisor que não nos decepcionou. Muito bom!!!



Seguimos andando pelo centro histórico da cidade, e optamos por não entrar no Alcázar de los Reyes Cristianos, palácio com belos jardins que vai ficar para a próxima! Passamos por fora e vimos as muralhas da cidade antiga, tudo muito lindo!



De lá, seguimos viagem para Sevilha. Com certeza Córdoba foi um maravilhoso cartão de boas vindas da Andaluzia, região da Espanha marcada pela influência árabe principalmente na arquitetura e na beleza dos prédios históricos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário